Citações

    Contatos

    Para os emails, tire os espaços... só para dificultar um pouco o spam mario . lira @ depa . ufrpe . br ; mariolirajunior @ gmail . com ; mario . lirajr @ pq . cnpq . br e o meu ramal é 6052 Para ver minha disponibilidade de horários, acesse http://doodle.com/MarioLiraJunior que você vai ver meus horários disponíveis, e pode solicitar um horário para discutir o que estiver querendo ou pode simplesmente mandar um email ou passar na minha sala. Se eu não estiver ocupado, dou um jeito de atender na hora mesmo.

    Assine o blog por email

    Digite seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Comentários

    Conceitos postados no SIGA

    Para as duas turmas. Caso alguém queira conversar a respeito de seu conceito individual, por favor me mande um email para veremos um horário. Se for necessário modificar a nota, posso fazer isto depois por memorando.

     

    Última rodada de revisões

    Esta vai ser a última rodada de sugestões. Vocês têm até sexta para me mandar as sugestões por email, para que eu possa mandar os pacotes até o fim de semana e vocês terem a semana seguinte para corrigir antes que eu tome a decisão final quanto a conceitos.

    quarta rodada

    Calendário de provas

    Recebi um pedido de mudança de prazo para as provas (lembrando que o prazo acaba hoje).

    Como já recebi algumas provas, é injusto simplesmente conceder prazo adicional.

    Assim sendo, quem preferir, por qualquer razão, não entregar até hoje irá perder um ponto da prova para cada dia adicional de atraso.

    Terceira rodada

    Segue o arquivo com todas as versões comentadas. Vocês têm até a próxima sexta para incorporar todas as correções, no que já vai ser a versão final da avaliação da disciplina.

    Vocês devem utilizar a ferramenta de revisão de texto do Word, e responder cada ponto levantado pelos revisores de forma clara, dizendo se incorporou ou não a sugestão, e caso negativo, porque não incorporou.

    terceira rodada

    Artigos revisados

    Até agora só recebi um conjunto de revisões. Lembro que vocês têm até hoje para me mandar as revisões por email…

     

    Dúvidas sobre a prova prático-teórica

    Aluno 1

    2°) Será realizado um projeto avaliando o efeito do tempo de cultivo da cana (0, 5, 10, 15 e 20 anos) sobre características físicas (densidade, capacidade de retenção de água, resistência à penetração, condutividade hidráulica saturada), químicas (pH, Al, H+Al, P, K, Ca, Mg, saturação por bases, CTC, C orgânico) e microbiológicas do solo (população de nematóides, respiração, biomassa, N e P microbianos). Serão realizadas amostragens apenas em áreas com histórico conhecido, com o mesmo tipo de solo para todos os períodos e submetidas aproximadamente ao mesmo manejo. A pesquisa será conduzida em todo o Brasil, com amostras de cada uma das condições em uma mesma propriedade rural.

    3°) Será conduzido um projeto avaliando o efeito de corte mecânico ou manual da cana, ambos com queima ou não da palhada, sobre características de fertilidade, microbiologia e física do solo, em diferentes profundidades, e de produção da cana. Os dados serão avaliados anualmente durante todo o ciclo da cultura, e deverão ser discutidos e apresentados considerando todos os anos, bem como sobre a longevidade do cultivo e sobre os dados de produção cumulativa. Estes tratamentos serão avaliados em experimentos independentes conduzidos em diferentes municípios do estado, e deverá ser realizada uma análise conjunta dos mesmos, além das análises individuais

    5°) Será realizado um experimento avaliando a decomposição de resíduos aos 0, 2, 4, 8, 16, 32, 64 e 128 dias de plantas de quatro espécies diferentes, com amostragem destrutiva e quatro repetições. Em cada amostragem serão determinadas a matéria seca remanescente, teores e conteúdos totais de C, N, P, lignina e as relações entre cada um dos nutrientes e C, entre eles e lignina, bem como entre os nutrientes.

    7°) Será conduzido um projeto para avaliar a reciclagem de nutrientes em pastagens, caatinga e mata atlântica, ao longo do tempo. Para este fim será realizada a coleta da produção natural de serrapilheira, seu conteúdo de nutrientes e sua decomposição. O projeto também deverá avaliar a biomassa presente em cada ecossistema, bem como características microbiológicas, químicas e de física do solo. Deverão existir repetições reais em cada ambiente.

    O senhor quer que eu crie um banco de dados e rode a estatística (montando um experimento fictício) ou o que? Realmente estas questões não ficaram claras para mim.

    Aluno 2

    na prova prática tem algumas questões com situações de experimentos, porém na questão não fica explícita a pergunta, o que a questão está pedindo, como por exemplo em:

    “Será realizado um projeto avaliando o efeito do tempo de cultivo da cana (0, 5, 10, 15 e 20 anos) sobre características físicas (densidade, capacidade de retenção de água, resistência à penetração, condutividade hidráulica saturada), químicas (pH, Al, H+Al, P, K, Ca, Mg, saturação por bases, CTC, C orgânico) e microbiológicas do solo (população de nematóides, respiração, biomassa, N e P microbianos). Serão realizadas amostragens apenas em áreas com histórico conhecido, com o mesmo tipo de solo para todos os períodos e submetidas aproximadamente ao mesmo manejo. A pesquisa será conduzida em todo o Brasil, com amostras de cada uma das condições em uma mesma propriedade rural”.

    É para, por exemplo, montar o quadro da ANOVA?

    Na explicação da questão diz que:

    Descreva o procedimento de análise de dados (formação dos tratamentos, delineamento experimental e/ou amostral, e como os resultados devem ser explorados). Indique como deveriam ser montadas as tabelas e/ou figuras mais adequadas para apresentar os resultados. Justifique suas posições.

    Espero ter esclarecido a contento.

    Submarino.com.br
    %d blogueiros gostam disto: