Citações

    Contatos

    Para os emails, tire os espaços... só para dificultar um pouco o spam mario . alirajr @ ufrpe . br e mariolirajunior @ gmail . com Para ver minha disponibilidade de horários, acesse http://doodle.com/MarioLiraJunior que você vai ver meus horários disponíveis, e pode solicitar um horário para discutir o que estiver querendo ou pode simplesmente mandar um email ou passar na minha sala. Se eu não estiver ocupado demais, dou um jeito de atender na hora mesmo.

    Assine o blog por email

    Digite seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Comentários

    Sabatina sobre os artigos

    Comecei a corrigir agora a sabatina sobre os dois primeiros artigos e me assustei para valer. Espero que tenha sido problema de leitura da pergunta, mas as respostas de um modo geral estavam com tão pouco a ver com a pergunta que eu vou cancelar a sabatina.

    Os principais problemas foram nas perguntas “A técnica usada no trabalho sobre ciclagem de nutrientes poderia ser usada para avaliar o efeito da introdução de leguminosas em uma pastagem?” e “Em que se baseia a avaliação feita no Equador sobre a composição da matéria orgânica do solo?”, que são na realidade praticamente iguais. A resposta para a primeira pergunta é sim, mas não pelas razões que a maioria deu. A razão está na segunda pergunta.

    A avaliação da composição no Equador foi baseada na diferença existente entre plantas C3 (no caso a pteridófita, mas na inclusão de leguminosa em pastagem de gramínea a leguminosa) e C4 quanto ao metabolismo de C. Esta diferença metabólica leva a diferentes proporções C12/C13 nos dois grupos. Esta diferença pode ser medida, e comparando com um valor pré-existente pode ser usada para avaliar quanto do C veio de cada grupo.

    Evidentemente que isto só pode ser usado com gramíneas C4, mas isto pega quase todas as do Brasil, e com certeza todas as nossas.

    Se  uma pergunta não estiver clara, tirem a dúvida, e leiam melhor o material.

    You must be logged in to post a comment.

    Submarino.com.br
    %d blogueiros gostam disto: