Citações

    Contatos

    Para os emails, tire os espaços... só para dificultar um pouco o spam mario . alirajr @ ufrpe . br e mariolirajunior @ gmail . com Para ver minha disponibilidade de horários, acesse http://doodle.com/MarioLiraJunior que você vai ver meus horários disponíveis, e pode solicitar um horário para discutir o que estiver querendo ou pode simplesmente mandar um email ou passar na minha sala. Se eu não estiver ocupado demais, dou um jeito de atender na hora mesmo.

    Assine o blog por email

    Digite seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Comentários

    Duas dúvidas bem distintas quanto aos trabalhos de fatorial

    Boa noite professor Mario Lira…

    Venho em nome da turma SA3 do período da tarde pedi-lhe que se for possível o senhor mudar a data de entrega dos trabalhos de fatorial. Não é capricho nosso é porque essa semana e a próxima estamos numa correria só devido à 2VA e lembre que não temos só a sua disciplina. Na terça temos que entregar os trabalhos para as suas alunas como foi dito em sala, e neste mesmo dia temos dois seminários para apresentar se quiseres podes perguntar aos nossos professores: Arthur Senna que é nosso professor de legislação e Hernande Pereira de Cartografia. Então análise com atenção e aguardamos sua resposta quanto ao assunto.

    Obrigada pela atenção.          Turma SA3

    Em primeiro lugar, não tenho a menor razão para duvidar de um aluno meu, e muito menos, é  lógico, de duvidar de uma turma inteira quanto a conflito de datas.

    No entanto, eu fico com um problema extremamente prático. Eu marquei a entrega do trabalho para o dia 22, por que no dia 25 não tem aula por conta de São João, então a próxima data viável seria 29. A prova vai ser no dia 02, e eu tenho de ter o resultado completo divulgado naquele mesmo fim de semana, já que na semana seguinte tem a terceira.

    Cerca de 80 alunos estão matriculados nas duas turmas, e considerando a proporção que costuma entregar os trabalhos, devo esperar que entre 20 e 50 entreguem pelo menos um dos trabalhos, o que dá de 40 a 100 trabalhos para serem corrigidos. Será que seria razoável pedir que uma das alunas corrigisse metade destes em menos de uma semana?

    Mesmo com a minha experiência, eu levo pelo menos uns 15-30 minutos para corrigir cada trabalho. Façam a conta para ver o tempo necessário para isto. A correção de um trabalho deste tipo não se resume a certo/errado, como vocês podem ver facilmente pela nota, que é tão raramente 0 quanto 0,50…

    Eu posso garantir, de sã consciência que a minha equipe de monitores e estagiárias de docência trabalha muito mais com estes trabalhos do que vocês…

    Assim, a única coisa que eu posso dizer é que lamento, mas não tenho como mudar a data de entrega. O que posso fazer é eliminar o trabalho de interpretação como obrigatório (para as duas turmas, lógico) e deixar o de análise valendo um ponto.

    Assim, tem uma votação disponível para esta escolha. Na hora de votar, lembre que isto afeta o seu estudo para a prova. Por sinal, vocês têm até o dia 20 para votar, para dar tempo de divulgar os resultados, e a decisão será tomada com base na maioria da turma, não somente dos votantes, então tentem atingir uma posição nas turmas, para eu ter certeza que é a opinião da maioria das duas turmas. Não há a menor chance de tomar uma decisão deste tipo para uma turma.

    [poll id=”14″]

    Agora partindo para a segunda dúvida

    Olá!

    Professor, estou com muito dificuldade no trabalho de Interpretação.

    Verifiquei que das 4 variaveis  3 apresentou  interações   significativas.

    Até ai tudo bem!

    Quando vou montar a tabela para tentar interpretar eu não estou conseguindo.

    Eu vou ver de cada variavel  de feijão separadamente quem foi a melhor fonte de N e e depois no geral?

    Aguardo respostas!

    Em primeiro lugar cuidado para não misturar variável com variedade. A análise é feita separadamente para cada variável (produtividade, área foliar, número de nódulos e n total) e a variedade (IPA6, IPA8, preto e princesa) é um dos fatores a serem analisados.

    Isto posto, você faz a interpretação também de variável em variável, com as tabelas depois tentando juntar estes dados da melhor maneira possível. Para tomar qualquer decisão no geral, você deve avaliar as variáveis de acordo com sua importância relativa

    Produtividade > n total> número de nódulos > área foliar

    para resolver qualquer conflito entre os resultados para cada variável.

    Só peço que lembre bem direito do conceito de interação, porque suspeito que tem uma parte dele que não está bem clara, pela pergunta. Se há uma interação para uma dada variável, tem como falar na melhor fonte de N? Se você fizer a análise variedade a variedade, considerando que tenha havido troca entre variável e variedade na pergunta, faz sentido depois fazer uma análise geral?

    You must be logged in to post a comment.

    Submarino.com.br
    %d blogueiros gostam disto: