Citações

    Contatos

    Para os emails, tire os espaços... só para dificultar um pouco o spam mario . alirajr @ ufrpe . br e mariolirajunior @ gmail . com Para ver minha disponibilidade de horários, acesse http://doodle.com/MarioLiraJunior que você vai ver meus horários disponíveis, e pode solicitar um horário para discutir o que estiver querendo ou pode simplesmente mandar um email ou passar na minha sala. Se eu não estiver ocupado demais, dou um jeito de atender na hora mesmo.

    Assine o blog por email

    Digite seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Comentários

    Dúvida sobre análise de fatorial

    PROFESSOR, GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO A SOMA DOS QUADRADOS DA INTERAÇÃO E A SOMA DOS QUADRADOS DOS TRATAMENTOS PODEM DAR IGUAIS. É QUE O MEU DEU, E FIZ DO JEITO QUE ESTÁ NA FICHA E APRENDI NA AULA, MAS NÃO SEI SE ME EQUIVOQUEI EM ALGUMA COISA. NO CASO DO TRABALHO SÓ TEM UMA INTERAÇÃO QUE É A DE INOCULANTE E NITROGÊNIO, ENTÃO NA HORA DE CALCULAR A SOMA DOS QUADRADOS DA INTERAÇÃO A REPETIÇÃO REAL VAI SER IGUAL AO NÚMERO DE BLOCOS NÃO É??? PELO MENOS FOI ASSIM QUE EU FIZ, MAS ESTOU TODA ENROLADA. ESPERO POR RESPOSTAS!!! DESDE JÁ MUITO OBRIGADA. BOA NOITE!!!
    Cara aluna cujo nome eu tirei da pergunta,
    Se SQInteração=SQTrat, necessariamente SQI=SQN=0… isto faz sentido para você?
    O ponto chave de fatorial é entender o que é a interação.
    A definição que vai ser mais útil em termos de conta é que interação é a parte da variação de dois ou mais fatores, que não pode ser creditada a um deles sozinho… ou seja neste caso, é a variação devida a inoculante e a nitrogênio, que não é devida nem ao inoculante sozinho, nem ao nitrogênio sozinho.
    Como o tratamento como um todo é a combinação dos efeitos isolados dos fatores e de suas interações,
    SQT=SQI+SQN+SQIxN…
    Eu suspeito que o problema é que você está falando na interação, quando queria falar na combinação…
    Espero que tenha ficado mais claro.
    Já quanto ao número de repetições reais, como só tem dois fatores, para a combinação (que neste caso é igual ao tratamento), o número de repetições reais é igual ao número de repetições físicas, o que não ocorre para os dois efeitos principais, diga-se de passagem.

    You must be logged in to post a comment.

    Submarino.com.br
    %d blogueiros gostam disto: