Citações

    Contatos

    Para os emails, tire os espaços... só para dificultar um pouco o spam mario . alirajr @ ufrpe . br e mariolirajunior @ gmail . com Para ver minha disponibilidade de horários, acesse http://doodle.com/MarioLiraJunior que você vai ver meus horários disponíveis, e pode solicitar um horário para discutir o que estiver querendo ou pode simplesmente mandar um email ou passar na minha sala. Se eu não estiver ocupado demais, dou um jeito de atender na hora mesmo.

    Assine o blog por email

    Digite seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Comentários

    Dificuldade de extensão

    Eu acabei de ler uma materia muito interessante na Nature News (um blog da Nature que discute vários pontos, de uma forma muito agradável e didática). Esta matéria discute em particular o melhoramento do trigo para resistência a uma variante da ferrugem do colmo na África. Embora não estejamos lá, nem cultivemos muito o trigo, vários dos pontos são diretamente ligados com a nossa vida como pesquisador.

    Em essência a matéria está discutindo que além da dificuldade na condução da pesquisa propriamente dita, há sempre a necessidade de “vender o peixe” e convencer o produtor a utilizar a nova tecnologia. Isto envolve desde problemas conceituais (como levanta no artigo o uso da palhada do trigo para cobertura de casas) que deveriam ser colocados como alvos durante o melhoramento (ou a pesquisa de forma mais geral), até problemas muito práticos, como conseguir a semente da nova variedade em quantidade suficiente para que os agricultores possam passar a cultivar.

    É incrível como estes problemas são gerais em todas as áreas da pesquisa agrícola…

     

    You must be logged in to post a comment.

    Submarino.com.br
    %d blogueiros gostam disto: