Citações

    Contatos

    Para os emails, tire os espaços... só para dificultar um pouco o spam mario . alirajr @ ufrpe . br e mariolirajunior @ gmail . com Para ver minha disponibilidade de horários, acesse http://doodle.com/MarioLiraJunior que você vai ver meus horários disponíveis, e pode solicitar um horário para discutir o que estiver querendo ou pode simplesmente mandar um email ou passar na minha sala. Se eu não estiver ocupado demais, dou um jeito de atender na hora mesmo.

    Assine o blog por email

    Digite seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Comentários

    Dúvidas multivariada

    • a multivariada é mais usada para trabalhos amostrais que experimentais, porque?
      • Porque de modo geral  os experimentos têm uma estrutura inicial que se presta mais a análise univariada do que os dados amostrais, e em grande parte por conservatismo dos pesquisadores, que preferem usar a ferramenta com que estão mais acostumados. Além disso, a estatística multivariada foi criada para uso em amostragem, e trabalhos derivados, e com isso continua a manter uma linguagem diferente da usual em experimentação, o que torna a interpretação dos resultados mais difícil para quem veio do mundo da univariada experimental
    • Por que reduz o erro tipo I e aumenta a possibilidade do erro tipo II ?
      • Isto é válido para o teste de Bonferroni somente. Como o nível de significância (portanto para o erro tipo I) é igualmente dividido entre todas as comparações, a chance total de erro do tipo I [e exatamente a definida inicialmente para todo o conjunto de testes, enquanto no Tukey, por exemplo, temos que o nível é para cada teste. Evidentemente, redução de chance de tipo I automagicamente implica em aumento da chance do tipo II….
    • Professor e no geral quando é indicado usar a Multivarivariada, eu entendí que é quando temos muitas variáveis distintas é isso.
      • Exato… se temos poucas variáveis não faz sentido usar a multivariada.
         

    You must be logged in to post a comment.

    Submarino.com.br
    %d blogueiros gostam disto: