Citações

    Contatos

    Para os emails, tire os espaços... só para dificultar um pouco o spam mario . alirajr @ ufrpe . br e mariolirajunior @ gmail . com Para ver minha disponibilidade de horários, acesse http://doodle.com/MarioLiraJunior que você vai ver meus horários disponíveis, e pode solicitar um horário para discutir o que estiver querendo ou pode simplesmente mandar um email ou passar na minha sala. Se eu não estiver ocupado demais, dou um jeito de atender na hora mesmo.

    Assine o blog por email

    Digite seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Comentários

    Mais dúvidas de multivariada

    • O senhor poderia mandar pro meu e-mail o livro de Harlow que o senhor tem em PDF.
      • Infelizmente não estou conseguindo localizar o arquivo, sem brincadeira nenhuma…. vou precisar procurar com mais calma, mas estes dias não acho que consiga…
    • Por que quando se faz uso de análise multivariada se reduz a margem de erro em geral?
      • Porque para cada análise univariada que eu faço eu tenho um nível de significância de chance de estar errado. Como normalmente fazemos um número grande de análises, esta chance de erro vai se acumulando de tal modo que, embora para cada variável eu tenha uma chance constante, no conjunto de vamos dizer 20 ou 30 variáveis, eu provavelmente vou cometer um erro do tipo I em uma delas, embora cada variável tenha a chance que eu defini previamente… simplesmente a chance de erro vai acumulando, então quanto mais variáveis eu estudo uma de cada vez, maior a chance de cometer um erro em uma delas
    • O modelo de “regressão linear múltipla” é um “método de previsão” de análise multivariada?
      • Exato
    • Os métodos exploratórios dimensionais traçam a correlação de dados semelhantemente a regressão linear múltipla?
      • Não exatamente…. Estes métodos, em particular a análise de componentes principais, que é o mais comum deles, consideram que cada variável é uma dimensão diferente que estamos medindo. O que o método tenta fazer é criar novas variáveis a partir das que foram medidas que expliquem a maior parte da variação que foi observada no experimento, mas que permitam reduzir o número de dimensões de uma para cada variável para normalmente duas ou três, que juntas representam a maioria da variação total, e que podem ser usadas mais facilmente para agrupar os tratamentos. Talvez fique mais simples de pensar que cria uma nova variável com base em uma equação que usa todas as variáveis antigas, cada uma com um peso diferente. A maior diferença para regressão é que o que seria o y é completamente desconhecido antes de criar a equação, enquanto na regresssão usamos os valores já conhecidos de y para estimar a equação, que por sua vez vai ser usada para estimar valores médios e desconhecidos de y…
    • O senhor poderia explicar melhor sobre análise de fatores.
      • Fica mais simples se a dúvida estiver mais detalhada…

    You must be logged in to post a comment.

    Submarino.com.br
    %d blogueiros gostam disto: