Citações

    Contatos

    Para os emails, tire os espaços... só para dificultar um pouco o spam mario . alirajr @ ufrpe . br e mariolirajunior @ gmail . com Para ver minha disponibilidade de horários, acesse http://doodle.com/MarioLiraJunior que você vai ver meus horários disponíveis, e pode solicitar um horário para discutir o que estiver querendo ou pode simplesmente mandar um email ou passar na minha sala. Se eu não estiver ocupado demais, dou um jeito de atender na hora mesmo.

    Assine o blog por email

    Digite seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Comentários

    Dúvidas graduação (a primeira, eu acho…)

    • Professor,tenho umas dúvidas de parcelas subdivididas e de fatorial.Tenho consultado o livro de Ferreira e o de Banzatto,mas,mesmo assim, tive dificuldades em responder as questões abaixo na prova:
      • antes de mais nada, parábens por ser a primeira pessoa a fazer perguntas…
    • Como saberei qual é o número real de repetições?
      • vamos começar pelo básico. A repetição é o número de vezes que um determinado tratamento, correto? Neste caso, a repetição do tratamento é o número de vezes que o tratamento como um todo aparece, enquanto a repetição real é o número de vezes que cada nível de um fator aparece no experimento. Cada tratamento deve aparecer o mesmo número de vezes no experimento, e como todos os tratamentos terão um dos níveis de cada fator, a repetição real do fator A pode ser calculada dividindo o número total de parcelas do experimento (número tratamentos x repetição do experimento) pelo número de níveis do fator A… basta lembrar do que a repetição
    • O que é efeito principal e efeito secundário?
      • Efeito principal é o efeito de um fator sem levar em consideração os demais, ou seja o que tiver acontecido com os outros fatores não afeta o efeito principal deste fator. O secundário é justamente como o que acontece com um fator afeta o que acontece com o outro, ou seja a interação.
    • Qual a diferença entre um arranjo de uma parcela subdividida e um fatorial comum?
      • Parcela subdividida é um tipo especial de fatorial em que um fator fica “dentro” do outro, ou seja, as parcelas físicas têm tamanho diferentes para diferentes fatores, e um é maior do que o outro, então para economizar reduzir variabilidade, etc, se usa o fator que exige área maior para definir a parcela, e divide-se a parcela em sub-parcelas, em que serão distribuídos os níveis do outro fator. Em função disto, ficamos com duas (ou mais) variações do acaso, um ligada com cada tamanho de parcela

    Por sinal, e fora das perguntas, esquema de análise de variância é fonte de variação e grau de liberdade daquele experimento em particular… ou seja, se você avaliar que é um fatorial em blocos, o esquema tem de mostrar isto…

    You must be logged in to post a comment.

    Submarino.com.br
    %d blogueiros gostam disto: