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    Dúvidas sobre a prova prático-teórica

    Aluno 1

    2°) Será realizado um projeto avaliando o efeito do tempo de cultivo da cana (0, 5, 10, 15 e 20 anos) sobre características físicas (densidade, capacidade de retenção de água, resistência à penetração, condutividade hidráulica saturada), químicas (pH, Al, H+Al, P, K, Ca, Mg, saturação por bases, CTC, C orgânico) e microbiológicas do solo (população de nematóides, respiração, biomassa, N e P microbianos). Serão realizadas amostragens apenas em áreas com histórico conhecido, com o mesmo tipo de solo para todos os períodos e submetidas aproximadamente ao mesmo manejo. A pesquisa será conduzida em todo o Brasil, com amostras de cada uma das condições em uma mesma propriedade rural.

    3°) Será conduzido um projeto avaliando o efeito de corte mecânico ou manual da cana, ambos com queima ou não da palhada, sobre características de fertilidade, microbiologia e física do solo, em diferentes profundidades, e de produção da cana. Os dados serão avaliados anualmente durante todo o ciclo da cultura, e deverão ser discutidos e apresentados considerando todos os anos, bem como sobre a longevidade do cultivo e sobre os dados de produção cumulativa. Estes tratamentos serão avaliados em experimentos independentes conduzidos em diferentes municípios do estado, e deverá ser realizada uma análise conjunta dos mesmos, além das análises individuais

    5°) Será realizado um experimento avaliando a decomposição de resíduos aos 0, 2, 4, 8, 16, 32, 64 e 128 dias de plantas de quatro espécies diferentes, com amostragem destrutiva e quatro repetições. Em cada amostragem serão determinadas a matéria seca remanescente, teores e conteúdos totais de C, N, P, lignina e as relações entre cada um dos nutrientes e C, entre eles e lignina, bem como entre os nutrientes.

    7°) Será conduzido um projeto para avaliar a reciclagem de nutrientes em pastagens, caatinga e mata atlântica, ao longo do tempo. Para este fim será realizada a coleta da produção natural de serrapilheira, seu conteúdo de nutrientes e sua decomposição. O projeto também deverá avaliar a biomassa presente em cada ecossistema, bem como características microbiológicas, químicas e de física do solo. Deverão existir repetições reais em cada ambiente.

    O senhor quer que eu crie um banco de dados e rode a estatística (montando um experimento fictício) ou o que? Realmente estas questões não ficaram claras para mim.

    Aluno 2

    na prova prática tem algumas questões com situações de experimentos, porém na questão não fica explícita a pergunta, o que a questão está pedindo, como por exemplo em:

    “Será realizado um projeto avaliando o efeito do tempo de cultivo da cana (0, 5, 10, 15 e 20 anos) sobre características físicas (densidade, capacidade de retenção de água, resistência à penetração, condutividade hidráulica saturada), químicas (pH, Al, H+Al, P, K, Ca, Mg, saturação por bases, CTC, C orgânico) e microbiológicas do solo (população de nematóides, respiração, biomassa, N e P microbianos). Serão realizadas amostragens apenas em áreas com histórico conhecido, com o mesmo tipo de solo para todos os períodos e submetidas aproximadamente ao mesmo manejo. A pesquisa será conduzida em todo o Brasil, com amostras de cada uma das condições em uma mesma propriedade rural”.

    É para, por exemplo, montar o quadro da ANOVA?

    Na explicação da questão diz que:

    Descreva o procedimento de análise de dados (formação dos tratamentos, delineamento experimental e/ou amostral, e como os resultados devem ser explorados). Indique como deveriam ser montadas as tabelas e/ou figuras mais adequadas para apresentar os resultados. Justifique suas posições.

    Espero ter esclarecido a contento.

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