Citações

    Contatos

    Para os emails, tire os espaços... só para dificultar um pouco o spam mario . lira @ depa . ufrpe . br ; mariolirajunior @ gmail . com ; mario . lirajr @ pq . cnpq . br e o meu ramal é 6052 Para ver minha disponibilidade de horários, acesse http://doodle.com/MarioLiraJunior que você vai ver meus horários disponíveis, e pode solicitar um horário para discutir o que estiver querendo ou pode simplesmente mandar um email ou passar na minha sala. Se eu não estiver ocupado, dou um jeito de atender na hora mesmo.

    Assine o blog por email

    Digite seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

    Comentários

    Sistema de aula e avaliação

    O principal objetivo nesta disciplina é ajudar vocês a aprenderem a interpretar resultados de experimentos, e facilitar a leitura de artigos de pesquisa.

    Assim, o nosso esforço principal durante este período será no entendimento da estatística, de quando devemos usar cada ferramenta, e o que podemos esperar e entender de cada uma. Evidentemente, como vocês ainda estão no início do ciclo profissional, ainda não conseguirão interpretar os resultados do ponto de vista agronômico, portanto isto não será cobrado.

    Como eu não sou professor por formação, mas somente por vocação e prática, reconheço que o interesse em minha aula depende essencialmente da participação de vocês, alunos. Assim, agradeceria muito se vocês não fossem uma turma de lagartixas, apenas fazendo sim com a cabeça, mas que usassem a dita cuja para perguntar sempre. Como seus professores já dizem desde o maternalzinho (ou seja qual for o nome atual do primeiro nível de ensino), a única pergunta inadequada é aquela que você não fez.

    Como eu tenho a obrigação formal de indicar suas presenças, faço chamada todo dia, e falta reprova. O horário da chamada vai variar de dia para dia, mas sempre após um tempo que eu considere razoável em função das condições do dia. No entanto, depois que eu fizer a chamada não adianta dizer que só chegou x minutos depois. Além disto, se eu fizer a chamada mais tarde e reconhecer um aluno que chegou excessivamente atrasado, considerarei como tendo faltado.

    Já aviso de agora que tenho muita dificuldade com nomes, mas que podem me perguntar a qualquer momento na aula, ou fora dela. Um dos meios preferenciais para a pergunta é o email (mario ponto lira arroba depa ponto ufrpe ponto br, mariolirajunior arroba gmail ponto com ou blog arroba lira ponto pro ponto br). Isto porque eu checo permanentemente meu email, inclusive à noite e no fim de semana, mas não estou o tempo todo na sala… além disto, quem quiser me ver ao vivo e a cores tem uma chance muito grande de me encontrar na minha sala na PRPPG.

    Já quanto ao sistema de avaliação, teremos as três provas normais, todas de livro, caderno, ficha ou apostila abertos. Vocês podem consultar qualquer material morto, exceto a prova do vizinho, e o único ser vivo que pode ser consultado sou eu. Só aviso que eu não respondo as minhas perguntas, apenas posso clarificar se eu considerar que a pergunta não ficou clara. Afinal das contas, se eu soubesse, não precisava perguntar :) Por sinal, todo o material da disciplina será disponibilizado neste blog, normalmente com alguns dias de antecedência da aula, e eu tento gravar todas as aulas, embora ocasionalmente tenha problemas técnicos (mais frequentemente de BIOS – Bicho Ignorante Operando o Sistema) que impeçam isto.

    As provas NÃO serão voltadas para realização de contas. Afinal, vocês já passaram por matemáticas e físicas o suficiente para terem aprendido a usar a calculadora a esta altura do campeonato. Assim, as provas vão ser sobre a teoria e a interpretação do assunto.  As provas são individuais, ou seja para cada questão eu preparo pelo menos cinco a seis variantes de perguntas sobre o mesmo tópico, com nível de dificuldade tão semelhante quanto possível. Em seguida eu sorteio uma das variantes para cada uma das questões. Assim, embora seja possível que duas provas quaisquer sejam idênticas, isto não é nada, nada provável.

    Finalmente, um último aviso. Pela minha experiência, quem deixa para estudar durante a prova porque é de livro aberto costuma ter problemas muito sérios.

    Espero que o semestre seja tão proveitoso quanto possível.

    Mario

    Submarino.com.br
    %d blogueiros gostam disto: